segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Esporte ainda Amador!!!!!!

Esperei alguns acontecimentos, para depois colocar algumas opiniões....
O esporte amador do nosso País, ainda é muito amador e muito fraco no que se diz respeitoà formação intelectual dos nossos atletas!
O atletismo vem sofrendo com escândalos e com maus resultados, no mínimo desde a última Olimpíada. Uma grande atleta do nosso país nessa modalidade ( Mauren Maggi), a pouco tempo, ficou sem emprego, perdendo assim seus patrocínios e os patrocínios de mais alguns atletas, que participavam da sua equipe de atletismo! Com uma grande cara de pau e uma enorme conridade de egoísmo, ela do alto da sua grande medalha de ouro, pediu que o governo intervisse para garantir o patrocínio dos atletas da sua equipe e que uma atleta como ela não poderia ficar sem patrocínio.... Embora seje obrigação do governo ampliar as ofertas de emprego em todas as áreas e em todos os níveis da sociedade no nosso pais, Uma atleta que acaba de ganhar uma medalha de ouro ,no Brasil, deveria ter como obrigação em uma hora como essa, de revindicar uma política esportiva por parte do nosso governo e não revindicar um investimento, que já é feito atravéz das estatais no esporte de alto nível, inclusive no atletismo, em atletas de alto nível, que simplismente não deram resultados durante no mínimo 8 anos ( tempo aproximado de investimento da lei agnelo/piva), e não deram resultados de grande valor para justificar esse investimento prolongado do governo.
Essa falta de coragem política dos atletas do nosso país, sempre foi e deve continuar sendo uma mancha no nosso esporte, principalmente dos nossos grandes atletas, é só ver o que aconteceu com Cezar Cielo, que falou algumas coisa depois das olimpíadas e hoje é um grande porta voz da confederação brasileira de natação, como a própria Mauren que quando ganhou a sua medalha, comemorou bastante (como deve ser) mas esqueceu todos os outros atletas do seu esporte e de outros, indo no palácio corroborar a política desse governo para o esporte.
Um outro flagelo do nosso esporte, foi essa declaração estapafurdia da nossa maior ginasta de todos os tempos, Daiane dos Santos, que vem para uma coletiva e declara que não sabia que remédio para emagrecer estava na lista de subistâcias dopantes..... O que será das nossas crianças que praticam esse esporte em uns dos maiores clubes do nosso país, totalmente desamparadas e sem orientações contra esse mau do esporte. As mães e o pais dessas crianças devem ficar muito preocupados, se a maior atleta de todos os tempos do nosso país nessa modalidade, não sabia dos perigos dessa medicação o que será das outras atlétas do clube, das escolinhas?
Não quero de maneira alguma tirar a responsabilidade da atleta, pelo contrário, na minha opinião é quase que total dela, por ser instruída e também com esperiência dentro do esporte!
Bem, agora faço algumas perguntas:
- Quando nosso esporte vai se tornar profissional?
- Quando nossos grandes técnicos vão colocar a ciência a seu favor no esporte?
- Quando nossos atletas vão dar conta de sua força e realmente reenvindicar seus direitos?
- Quando que vamos nos dar conta da frágil capacidade pscológica dos nossos atletas?
- Quando que nossas escolinhas vão deixar de ser instrumento puramente social e realmente formar atletas?
- Quando que as instituições vão proteger e realmente cuidar de seus atletas, visando o rendimento do ser humano e não o da máquina?
- Quando nosso país terá uma política esportiva de massa, privilegiando a prática esportiva e a educação através dessa prática dentro de escolas?
- Quando nosso governo vai atuar em políticas para a melhoria da prática esportiva em todas as classes e em todas as idades, fazendo isso sem interesse partidário?
Eu, com todos esses questionamentos, não sei como fazer para manter a constâcia na prática de esporte por pessoas que tem interesse, ams não tem oportunidades!!!!!
Mais um questionamento, antes de terminar... Porque em alguns torneios do nosso país, só quem recebe dinheiro são os árbitros? Os atletas e técnicos são 100% amadores, estão pelo amor ao esporte!!!! Em um país que tem pessoas como essas, que fazem o esporte só pelo amor, deveria ter mais incentivo e estrutura para que se possa fazer mais esportes em todos os níveis!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário